expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass' onselectstart='return false'>

5 de maio de 2014

Nós, os Outros

Os outros não seriam os Outros sem nós. E nós certamente não seríamos Nós sem os Outros.  Tudo nos diz respeito, apesar de fazermos uma força imensa para contrariar esta verdade.
Poderia algum de Nós viver sozinho? Nunca. Tendemos a achar que sim? A toda a hora.
O humano é egoísta, mas se pensarmos bem, não somos feitos para o ser. A nossa natureza é de partilha - Transmitimos a vida uns aos outros: a nossa mãe e pai deram-nos a vida a nós.
Nós gostamos de dar a vida a outros – ter um namorado, um amigo, um marido – partilhar com eles a nossa existência, dia-a-dia, palavras, emoções.
Mostramos ideias. Escrevemos livros. Cantamos canções. E nada disto é só para nós – fazemo-lo para os Outros. Senão os rascunhos não saíam das gavetas, e as guitarras só davam som para fones, e os filmes não davam no cinema, e não haviam palcos para dançar, e os microfones não existiam. Tudo isto tem uma intenção: ser visto, sentido, vivido. Por Eles.
Até contamos segredos! Aquilo que é nosso, há sempre um outro a quem gostamos de dar. ‘’guarda o MEU segredo’’, que é agora também dele, é vosso. É dos dois, ou dos três, ou do número de pessoas a quem se conta até que deixe de ser um segredo e passe a ser um discurso.
Damo-nos e recebemo-nos. Bocadinho a bocadinho. Com algumas interferências e falhas de comunicação, mas o humano é feito de nada mais, nada menos, que a interacção com o resto do mundo. Qual sangue, qual moléculas, qual matéria de estrelas.
Eles, os Outros, são Nós. Nós, somos Eles. Não há um, há uns. Muitos. Todos…

Mas, por algum motivo, não gostamos de o admitir. Continuamos a fechar-nos em caixas pequeninas, com fechadura. Mas nunca a trancamos. Porque, lá no fundo, escondidos no fundo da nossa caixinha, ansiamos para que alguém abra a porta. 

https://www.youtube.com/watch?v=pis6K0nFYNo&feature=kp

Sem comentários:

Enviar um comentário